segunda-feira, julho 03, 2006

"Cinema Português de Animação" - O Blog

Este blog, "Cinema de animação Português", nasce da minha paixão pelo Cinema de Animação, nomeadamente pelo Cinema Português de Animação.

É com uma certa ternura que me recordo desse momento mágico, em que percebi que a animação não era só um conjunto de desenhos que se moviam, mas uma forma de arte tão profunda e bela como a pintura ou a escultura. Foi precisamente num programa que passava na RTP2, há já alguns anos. O objecto desse meu amor era então "Le roi et L'oiseau", uma longa-metragem de Paul Grimault. Seduziu-me por completo, despertando em mim um tal encanto, que até hoje me sinto enamorada por ele.
Mas à medida que cresci, cresceu também o universo da animação em meu redor, e foi com prazer que descobri que no meu país se produzia e continua a produzir cinema de animação com uma qualidade artística e técnica elevada.

Este blog surge assim em forma de homenagem a todos os profissionais e amantes do cinema português, preenchendo um espaço vazio no que toca à divulgação, estudo, e reflexão sobre este género tão característico.

Fotograma do filme Le roi et L'oiseau de Paul Grimault (1980)

1 comentário:

Marina Estela Graça disse...

Olá Jeanete,
É com enorme prazer e com muita admiracao pelo seu trabalho e dedicacao que lhe deixo este comentário. De uma apaixonada para outra apaixonada: a minha paixao nasceu no primeiro atelier do Cinanima que frequentei, em 1977, com orientacao de Gaston Roch e do grupo Collodium Humide, quando vi os meus desenhos no ecrã a 'mexer' como se tivessem existência própria. Todas as minhas opcoes de vida mudaram nesse momento e eu nem dei conta.
Imensas felicidades e obrigada.
Marina Estela Graca