terça-feira, julho 11, 2006

Realizadores II - Armando Servais Tiago

DADOS BIOGRÁFICOS
Nome Completo: Armando de Almeida Servais Tiago
Data de Nascimento: 16 de Junho de 1925
Naturalidade: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa


FILMOGRAFIA
Brevemente

Armando de Almeida Servais Tiago é um nome de destaque no cinema português de animação. Descobre o filme animado muito cedo, aos doze anos, na casa de um amigo, onde, através de um “aparelho popular para a película de 9,5mm…” lançado pela Pathé-Baby, viu pela primeira vez “A cigarra e a Formiga”. Ficou de tal modo apaixonado pelo desenho animado que começou logo a experimentar: fez flipbooks e filmes coloridos pintados à mão, em película velha que comprava aos cinemas. A temática era quase sempre belicista, “imitava documentários de guerra, bombardeamentos” e depois passava esses filmes numa máquina de manivela para crianças, que também projectava. A sua paixão leva-o a estar em contacto com vários amadores do cinema, e depois de algum tempo surge, em 1939, uma proposta de Álvaro Antunes para lhe financiar o filme “Automania” (1943) [1], que viria a vencer várias competições, tendo ganho o prémio Galo de Ouro da Pathé-Baby, o Troféu Ferrania e a Taça do Melhor Filme do Concurso Nacional de Cinema de Amadores.
Em 1946 Servais Tiago começa a trabalhar nos estúdios Kapa, onde adquiriu conhecimentos mais profundos sobre a técnica de animação. Fez vários filmes publicitários, dos quais se destacam “Perfumes Kimono” (1946) e “Malhas Locitay” (1946), realizou ainda no estúdio Cineca os primeiros filmes de animação a cores em Portugal: “Tricocida” (1955) e “ Grandella” (1956).


[1] Armando Tiago inicia a produção de "Automania" com apenas 14 anos de idade. O filme é profundamente marcado pelo grafismo "disneyano".
Existem dois exemplares do filme depositados no ANIM.
Dtado de 1943, este é o filme português de animação original mais antigo, completo e em bom estado. [dados fornecidos por Paulo Cambraia]



Nota:
Este post foi escrito tendo por base uma entrevista efectuada por Ilda Castro ao realizador Armando Servais Tiago.


1 comentário:

Anónimo disse...

Cara Jeanete

Para que a ficha biográfica fique completa, permito-me acrescentar que o Servais Tiago nasceu a 16 de Junho de 1925, em Lisboa.

Continuação de bom trabalho.

Luís Salvado