segunda-feira, agosto 07, 2006

Avanca 2006

Realizou-se entre 26 e 30 de Julho, a 10ª edição dos encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia de Avanca.
Este Festival, que completou este ano o seu 10º aniversário, apresentou aos seus participantes 10 workshops dos quais três estavam especialmente direccionados para a animação:


Cinema e Pintura - Um Espaço Criativo Para Protagonistas
Este workshop, orientado por Sylvia Kristel (Holanda), Ruud Den Drijver (Holanda) e Juan de Graaf (Holanda) tinha como ponto de partida o filme de animação "Topor et Moi" , realizado por Sylvia Kristel, onde a pintura e o cinema se misturam deliciosamente.
Os participantes tiveram a oportunidade de discutir com Sylvia Krystel, Ruud Den Drijver, Dorna e Juan de Graaf as relações possíveis entre a pintura e o cinema de animação. houve espaço para o visionamento de filmes, e ainda para a realização de pequenos exercícios práticos propostos pelos orientadores.
Os participantes tiveram ainda contacto com Juan de Graaf, o animador escolhido para dar vida ao filme, que partilhou a sua experiência como animador, revelando parte do processo criativo de "Topor et moi", assim como de outros filmes da sua autoria.

Orientadores: Ruud, Juan e Dorna
Desenvolver Projectos de Animação Para ou de Adultos
O Workshop de Animação Para Adultos contou com a presença do Orientador Jean-Paul Walravens (Bélgica), também conhecido como Picha.
Este realizador de 64 anos, é um dos mestres do desenho animado satírico e provocador e autor de diversas longas-metragens de cinema de animação "de adultos".
Aos participantes deste workshop foi proposta a realização de um projecto de animação para adultos em que se deveria escolher um fim alternativo para a história da "Branca de Neve".
Orientador: Picha
Controlar a Luz na Animação de Pixiliação
Orientado por Urmas Jõemees (Estónia), este workshop foi um dos mais produtivos do festival, tendo sido apresentada no final uma série de pequenos filmes/exercícios realizados pelos participantes.

Sem comentários: