quarta-feira, outubro 21, 2009

Filmes XXXI - "Passeio de Domingo", de José Miguel Ribeiro

Título: Passeio de Domingo
Ano: 2009
Suporte: 35mm
Duração: 20'
Realizador: José Miguel Ribeiro
Produtor: Luís da Matta Almeida, Geert Van Goethem, Arnoud Rijken e Pascal le Nôtre Argumento: Virgilio Almeida
Fotografia: Marijke Van Kets
Montagem: João Camplon
Música: Bernardo Devlin
Som: Jeroen Nadorp
Animação: Elmer Kaan, Kristien Van Den Bussche, Marike Verbiest, Maurice Hoeven
Técnica de Animação: Animação de volumes

Sinopse
São capazes de guardar um segredo?... Este domingo vai ser diferente. Nem pomos os pés dentro do carro. A mãe e o pai não vão discutir e nós vamos brincar num jardim de couves gigantes.

Crítica
"Mas o filme mais aguardado da noite, claro, foi «O Passeio de Domingo», de José Miguel Ribeiro, regresso do autor de «A Suspeita», aos filmes de grande envergadura, após a deliciosa série «As Coisas lá de Casa» e o pequeno filme de homenagem a Carlos Parede «Abraço do Vento». Desta feita, as personagens são muito mais estilizadas e imaginativas (o filho da família, por exemplo, tem uma fenda na cabeça por onde saem os desenhos da sua imaginação) e a ambição é bem maior.
A acção saiu do ambiente confinado do vagão de «A Suspeita» para seguir a toda a velocidade por ruas e ruelas, montes e escarpas, no passeio domingueiro de uma família muito portuguesa. Porém, entre discussões sobre futebol e música pimba, há uma brecha que ameaça estalar na célula familiar.
Perdendo em contenção narrativa o que ganha em ambição e, no final, em ternura e significado, «Passeio de Domingo» volta a colocar José Miguel Ribeiro na «pole position» da animação nacional. Veremos se esta história de características tão portuguesas tem universalidade suficiente para também vencer além fronteiras".
SALVADO, Luís, "Nova animação portuguesa brilhou na monstra", disponível em http://cinema.sapo.pt/magazine/festival/nova-animacao-portuguesa-brilhou-na-monstra, consultado a 22 Out ubro de 2009.

Imagem do filme "Passeio de Domingo", de José Miguel Ribeiro

Sem comentários: