7 Técnicas, 7 Filmes
Cada filme de animação é singular. Não só pelo seu conteúdo, mas sobretudo pela técnica que usa para lhe dar forma.Existem várias técnicas de animação, desde a animação directa em película, passando pela animação tradicional, de volumes, recortes, retalhos...Apresentamos aqui as 7 técnicas mais comuns, e para cada técnica um filme de animação português, claro está!
Animação Tradicional
Este é o tipo de animação mais comum. O suporte varia entre a folha de papel, o acetato, ou o vidro. Os materiais riscadores também variam, o carvão, os lápis de cor ou de cera e a grafite são os materiais mais utilizados.
Filme: "Eu quero a Lua" (1970) de Artur Correia
Animação de Recortes
Esta técnica assenta no uso de recortes. O animador pode recorrer a recortes de revista, ou fabricar os seus próprios modelos.
Filme: "Automania" (1943) de Servais Tiago
Animação de Volumes
A animação de volumes consiste na animação de objectos volumétricos, frame a frame. As pastas de moldar, a plasticina, o barro, o látex, a borracha ou a resina são os materiais mais utilizados.
Filme: "A Suspeita" (1999) de José Miguel Ribeiro
Página oficial do filme : http://www.atalantafilmes.pt/2001/asuspeita/#
Salcedas, personagem do filme "A Suspeita"
Animação de Areia
De todas as técnicas apresentadas esta é talvez a menos comum. Consiste me trabalhar a areia, ou quaisquer outros materiais granulados sobre um vidro disposto na horizontal e iluminado por baixo. O animador cria as suas figuras sobre este vidro.
Filme: "O Clandestino" (2000) de Abi Feijó.
Imagem Produzida em Areia
Disponível em www.historiatragicacomfinalfeliz.com
Animação em Placas de Gesso
Esta técnica consiste em pintar ou desenhar sobre placas de gesso. A animação final adquire um aspecto muito característico, devido à textura do gesso riscado.
Filme: "A Noite" (1999) de Regina Pessoa.
Placa de Gesso esculpida por Regina Pessoa
Animação por Computador (3D)
Devido à crescente inovação tecnológica, os animadores têm à sua disposição inúmeros programas de software que possibilitam a animação usando exclusivamente o computador. A animação por computador (3d) tornou-se popular mundialmente, em grande parte devido aos filmes produzidos pelos estúdios da Pixar, nos Estados Unidos da América.
Filme: "O Super Caricas" (2003) de Cláudio Jordão
Imagem do filme "O Super Caricas" de Cláudio Jordão
Imagem cedida por Cláudio Jordão
Pixiliação
Esta técnica consiste na captação de imagens estáticas de pessoas, o que provoca um efeito saltitante, aquando a projecção das imagens. É uma técnica que requer muito esforço e expressividade por parte dos actores, que têm de se manter imóveis a cada captura!
Filme: "O Médico e a Duquesa" (1982) de Ricardo Neto
1 comentário:
Olá Jeanete,
O teu blog vai estando cada vez mais interessante.
E uns filmitos prá gente ver, não se arranjam?
Continua
Enviar um comentário