terça-feira, agosto 15, 2006

Realizadores III - Cláudio Jordão

DADOS BIOGRÁFICOS

Nome Completo: Cláudio Jordão do Carmo Viegas

Data de Nascimento: 9 de Março de 1972

Naturalidade: Olhão

Nacionalidade: Portuguesa

Página Web: www.claudiojordao.com

FILMOGRAFIA

Super Caricas (2003)

Esperânsia (2006)


É em criança, e inspirado por séries animadas como "Vickie, o Viking", "Conan, o Rapaz do Futuro", "Flash Gordon", "Era uma vez o Espaço" e tantas outras, que Cláudio Jordão descobre o cinema de animação, confessando-se, ainda hoje, fascinado pelas imagens em movimento. Quando chega ao 10º ano escolhe o curso de Contabilidade, mas já a frequentar o 2º semestre descobre que afinal esta não é a sua vocação e resolve mudar para o curso de Arte e Design, onde acaba por concluir o 12º ano. Terminado o Ensino Secundário, Cláudio integra em 1992 a primeira turma do Curso de Design na Universidade do Algarve, onde pela primeira vez tem contacto com um computador! Rapidamente se apercebe das possibilidades e potencialidades das novas tecnologias aliadas ao design, e quando termina o curso, em 1996, junta-se com 3 colegas e amigos (Nelson Martins, Délio Mendes e Nuno Costa) e criam a 1ª empresa multimédia do algarve. Nasce assim em 1997 a "Pantapoiein criações-multimedia" : "o sonho de 4 amigos que nada sabiam de gestão empresarial e que se viram de repente a tentar apresentar serviços que muita pouca gente entendia o que eram..." A empresa progrediu, e rapidamente se viu premiada nas áreas da Animação 3D e Design Gráfico e Internet, recebendo 2001 uma proposta para integrar o grupo Tinta Invisivel, mais tarde Neoris, sediado em Lisboa, aumentado assim a sua equipa para 18 pessoas.
A par da sua actividade como sócio da Pantapoiein, Cláudio Jordão foi ainda responsável pelo Departamento de Animação da mesma, e docente das cadeiras de "Imagem Animada" e "Animação" do curso de Design da Universidade do Algarve, no ano lectivo de 1999/2000.
Em 2002, durante o "AVANCA 2002 - Festival de Cinema, Vídeo e Multimédia", Cláudio coordena o workshop "O 3D no Cinema", orientado por uma dupla da produtora de animação espanhola DYGRA-FILMS.
Em 2003, começa a colaborar com a agência de publicidade FOOTE CONE & BELDING – Portugal, (agora DRAFT-FCB), como motion-designer. Em 2004 realizou dois filmes publicitários para o produto "Raid" : "Barata" e "Mosquito", com que a FOOTE CONE & BELDING representou Portugal no "Festival Internacional de Publicidade de Cannes". Sendo os 2 filmes seleccionados para a short-list desse festival.
Ainda em 2004, apresenta a sua curta-metragem de animação "Super Caricas", no "AVANCA 2004".
Em 2005 realiza um filme publicitário para o desodorizante "8x4", intítulado "24 horas", com o qual a FOOTE CONE & BELDING foi finalista no "Festival Internacional de Publicidade de Montreux".
Ainda em 2005, "24 horas" e o filme publicitário "Striker", que realizou para o magazine de informática "Bits & Bytes", representaram a FOOTE CONE & BELDING – Portugal no "Festival Internacional de Publicidade de Cannes" Mais recentemente apresenta em "Avanca 2006" a sua a curta de animação intitulada "Esperânsia", premiada na categoria "Competição Avanca".

2 comentários:

Marina Estela Graça disse...

Conheci bem o Cláudio Jordão enquanto aluno da minha primeira turma de Imagem Animada do Curso de Design da Universidade do Algarve: tranquilo e perseverante.
Quero deixar aqui o testemunho da minha admiração pelo seu percurso profissional: antes de mais como animador e, depois, enquanto 'motion designer', realizador independente e empresário. São muitas as suas frentes de batalha e os consequentes sucessos. Parabéns, Cláudio.

Anónimo disse...

Estou babádo com os elogios :) obrigado Marina. Espero encontrá-la talvez no Cinanima deste ano. Fique bem, e até lá.