quarta-feira, julho 12, 2006

Animação Portuguesa na Internet

Podemos encontrar na Internet um conjunto de sites e blogs dedicados, integral ou parcialmente, ao Cinema Português de Animação. Ficam aqui as referências:


Páginas

CASA DA ANIMAÇÃO
www.casa-da-animacao.pt
Página oficial da Casa da Animação do Porto. Podemos encontrar noticias, workshops, exposições, e a programação desta instituição.

AMOR DE PERDIÇÃO
www.amordeperdicao.pt
Página dedicada ao Cinema Português, contém um conjunto de artigos sobre o Cinema Português de Animação que classifico como muito bons.

ICAM
www.icam.pt
Pagina oficial do Instituto Português do Cinema, Audiovisual e Multimédia. Esta página contém informações sobre o numero de animações produzidas com o apoio do ICAM, assim como animações que se encontram em fase de produção. Contudo desconfio que essa lista não seja actualizada desde 2003. Há ainda espaço para a divulgação de concursos.

CURTAS METRAGENS
www.curtasmetragens.pt
Página dedicada à produção de curtas-metragens portuguesas e seus autores, inclui várias biografias assim como filmografias dos respectivos autores.

CINEMA PORTUGUÊS
www.cinemaportugues.net
Página dedicada ao Cinema Português, é uma espécie de motor de busca. A pagina não é actualizada há bastante tempo.

VIDEOTECA DE LISBOA
www.videotecalisboa.org
Página oficial da Videoteca de Lisboa, podemos encontrar vários catálogos relativamnete às mostras promovidas por esta instituição, alguns contém entrevistas a realizadores. Pode-se facilmente fazer o download dos catálogos (PDF). Há ainda espaço para a programação desta instituição.

CICLOPE FILMES
www.historiatragicacomfinalfeliz.com
Página oficial do Filme “História Trágica com Final Feliz”, é também a pagina da Ciclope Filmes. Podemos encontrar informações sobre o trabalho de Abi Feijó e Regina Pessoa, assim como as suas filmografias completas. É actualizada com frequência. Contém notícias sobre os filmes produzidos pela Ciclope Filmes.

CINANIMA
www.cinanima.pt
Página oficial do primeiro festival de animação organizado em Portugal.
Encontra-se nesta página toda a informação que diz respeito ao Cinanima.

CINECLUBE DE AVANCA
www.avanca.com
Página oficial do festival de avanca. Podem encontrar-se nesta página alguns workshops relativos ao cinema de animação. As inscrições estão a decorrer.

RTP
www.rtp.pt/wportal/sites/tv/patinhos/index.shtm
Página da RTP, dedicada à personagem do “Patinho”. Página dirigida ao público infanto-juvenil. Tem um carácter lúdico.

A PAGINA
www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=1797
Podemos encontrar aqui uma entrevista a Abi Feijó sobre o Cinema de Animação Português

Blogs

Devido ao grande número de blogs sobre cinema de animação, refiro apenas alguns do meu conhecimento. Se tiver um blog dedicado ao género não hesite em enviar um e-mail, terei todo o gosto em divulgar.

ALAMBIQUE
http://alambiquezz.blogspot.com
Blog de Cinema de Animação. Moderado po Carlos Fernandes, João Ferreira e Ricardo Blanco. O Blo tem por principal objectivo a promoção da animação nacional e internacional. Há ainda espaço para a divulgação de eventos. O Blog é actualizado com frequência e recomenda-se!

O TURNO DA NOITE
http://www.turno-da-noite.blogspot.com
Blog do Filme “O Turno da Noite”. Este blogue é uma espécie de viagem pelo "making off" do filme. Prsenteia-nos com imansas imagens, fruto da evolução do projecto.

EM BICOS DE PÉS
http://bicosdepes.blogspot.com
Blog do filme "Em Bicos de Pés", de João Ferreira. O Blog presenteia-nos com imagens de estudos de personagens e cenários. é actualizado regularmente.

IMAGINÁRIO FREEVLOG
http://imaginario-freevlog.blogspot.com
Imaginário Freevlog é um videoblog. Contém vários clips de video que podem ser visualizados se possuir o Quick Time instalado no seu computador. É actualizado regularmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela ideia e pela iniciativa