segunda-feira, julho 17, 2006

"His Master's Voice" - Animação ou não?

No livro "História do Cinema Português de Animação - Contributos", podemos encontrar uma referência a este anúncio. Esta referência, questiona no entanto, se o pequeno anúncio seria ou não animado. Facto que a confirmar, faria de "His Master's Voice" [1], de Luís Nunes, o primeiro "filme" animado português.
Acontece que a única fonte de informação relativa a este filme é Luís Nunes, o seu realizador, que, numa entrevista, publicada no suplemento "Vida" N.º 3 do semanário INDEPENDENTE, ano 1, N.º 25, de 4 de Novembro de 1988 afirma:

"Fiz esse filme para os cinemas de Lisboa, vendi-o para Inglaterra e acabei por perder o quinto ano do liceu. Fui para a China, fui para a Rússia, para toda a parte. Enquanto durou o dinheiro, nunca mais voltei aqui a Portugal. Tinha era que arranjar sempre uma pessoa que depois me acompanhasse em viagem, porque eu era menor. E pagava aquilo tudo! Foi tanto o dinheiro que recebi que fazia isso!"

As afirmações de Luís Nunes são curiosas. Não deixa de ser estranho que o"primeiro filme publicitário internacional" fosse realizado em Portugal por um miúdo com treze anos de idade, e as afirmações seguintes parecem-me, no minímo, exageradas...
Para comprovar então a existência do filme, consultámos o prontuário de José Matos-Cruz. De facto o filme é mencionado no prontuário, mas acresce de uma chamada que refere que a data e os elementos foram referenciados por Luís Nunes. Parece que entramos num beco sem saída...
Consultei então Paulo Cambraia [2], historiador de cinema de animação português, que por sua vez já tinha consultado outros dois historiadores/investigadores: José Matos-Cruz [2] e Fátima Marques [2].
Temos então a mesma opinião de três pessoas diferentes:

Segundo J.Matos-Cruz tratou-se de um filme publicitário, constando apenas a animação no "packshot" [3].
Temos assim, que seria um filme de imagem real.

Segundo a Fátima Marques, tratou-se de um filme imagem real, que no final apresentava a imagem de um cão a olhar um gramofone, de onde saia a voz do dono. Neste packshot, a boca do cão abria e fechava.

Segundo Paulo Cambraia, o anúncio não deve ser qualificado como animação, uma vez que a "suposta" animação surge apenas no final do filme de imagem real, limitando-se à abertura e fecho da boca do cão.
Reserva ainda algumas dúvidas quanto ao realizador do filme, afirmando que "Luís Nunes, eventualmente terá feito a boca mexer".

Não existindo material fílmico para o provar, podemos então concluir que "His Master's Voice" é um filme publicitário de imagem real, onde figura no plano final, uma "tímida" animação da boca do cachorro.
O filme não deve assim ser confundido com uma animação, no verdadeiro sentido da palavra.
Estes factos reforçam o legitimidade de "O Pesadelo de António Maria" como primeiro filme de desenhos animados português.

[1] A 11 de Fevereiro de 1899 Barraud regista o quadro "Dog looking at and listening to a Phonograph", que mais tarde viria a alterar o nome para "His Master's Voice". O quadro foi comprado por uma empresa discográfica que fez dele a sua imagem de marca, contudo, só em 1910 seriam registados como trademark, tanto o quadro como o título.
Para os mais curiosos, podem consultar a página http://www2.danbbs.dk/~erikoest/nipper.htm

[2] Paulo Cambraia, José Matos-Cruz e Fátima Marques são historiadores/investigadores de Cinema. Sendo José Matos-Cruz historiador de cinema português e Paulo Cambraia e Fátima Marques de cinema português de animação

[3] - "packshot" - calão publicitário.
É usado para designar um "plano de produto", ou seja, o plano que surge no final dos filmes publicitários mostrando o produto.



Imagem da marca "His Master's Voice"

©1997, 1998 Erik Østergaard, Copenhagen, Denmark.


Sem comentários: