Reflexões II - O Filme de Autor
O filme de autor tem, na história do cinema português de animação, um percurso bastante curioso, se por um lado a história do cinema português de animação se inicia com o filme de autor (são exemplo disso o “Pesadelo de António Maria” 1923 e “A Lenda de Miragaia” (P:1930, E:1931), por outro, é na publicidade que se vão encontrar as principais referências do género, até 1970, quando surge o filme “Eu quero a Lua” (P: ?, E:1971), pela mão de Artur Correia.
A partir de 1970 podemos verificar a ascensão, ainda que gradual, da produção de obras de autor, tendo, em 2003 sido produzidas cerca de 13 obras em Portugal [1].
É no entanto curioso este percurso que o filme de autor faz: surge com os pioneiros e depois é colocado em parêntesis durante cerca de 30 anos, ganhado a partir de 1970 uma nova força.
Vejamos, no início do século XX (1923-1945), aquando o surgimento de “O Pesadelo de António Maria” ou de “ A Lenda de Miragaia”, vivia-se um contexto económico-social muito diferente do actual. O Cinema tinha acabado de nascer, vivia-se num ambiente de novidade e inovação, era natural que os mais curiosos, e também endinheirados, pudessem experimentar as maravilhas da animação. Assim estes filmes de autor surgem num panorama experimental. Explorava-se o novo universo que era a animação, as técnicas utilizadas eram muito primárias e existia ainda uma escassez muito grande de material[2], os realizadores experimentavam por puro prazer e divertimento.
Com o filme publicitário (antes do advento da televisão) já não se passava o mesmo, devido ao seu carácter de difusão comercial, apresentava um objectivo bem delineado: a venda do produto que anunciava! Eram filmes destinados a passar nas salas de cinema, nos intervalos ou antes das sessões. Os filmes eram produzidos de um modo bastante curioso e singular, o que, de certo modo salvaguardou a liberdade artística dos autores dos filmes.
Eram realizados “à priori”, ou seja antes da marca ou empresa encomendar qualquer tipo de publicidade. Depois de concluído, o filme era apresentado à empresa, e esta podia aceitar, ou não o anúncio publicitário. Os animadores encontraram assim uma forma de exercerem a sua actividade, preservando a sua liberdade artística.
Quando surge a televisão surge também uma “mini indústria” do cinema de animação. A animação descobre que vive melhor do filme animado publicitário, pois este era uma fonte de rendimento, o volume de encomendas era maior e assim os estúdios podiam produzir, os realizadores podiam fazer aquilo de que mais gostavam, sendo renumerados por isso, no entanto esta é uma situação que não agrada a muitos autores.
Os estúdios abrem por toda a aparte e há trabalho. Esta situação manteve-se num espaço de aproximadamente 20 anos (1960-1980). Em 1980 a indústria da animação começa a decair devido à crise nacional, associada à transformação e reestruturação de todo o sistema publicitário. Não nos podemos esquecer de que é na década de 80 que surgem as multinacionais, grandes empresas/grupos de publicidade, que acabam por esmagar produtoras mais pequenas, que ou são compradas pelas multinacionais, ou se reestruturam em pequenos ateliers. Estas multinacionais acabam por comprar um maior número de espaço comercial nas televisões o que provoca uma procura menor por parte de outras empresas deste espaço e sub consequentemente a produção de filme publicitário animado diminui. A própria ideia de publicidade modifica-se. Os criativos passam a trabalhar com uma equipa formada: doutorados, psicólogos, assessores de marketing. Isso faz com que muitas vezes o filme de imagem real seja escolhido em detrimento da animação, remetida na maior das vezes para o filme publicitário infantil[3].
No entanto, com a criação do IPC em 71 e do Cinanima em 77, desenvolvem-se várias estruturas que viriam a influenciar de modo positivo o cinema de animação, possibilitando assim o ressurgimento do filme de autor. Hoje o cinema português de animação vive mais do filme de autor do que da publicidade, no entanto, continuam a existir produtoras de animação em Portugal que trabalham não só com filmes de autor, mas com anúncios publicitários animados.
[1] Dados obtidos no ICAM (obras financiadas por esta instituição)
[2] Mário Neves, realizador de animação conta, em entrevista a Ilda Castro, que muitas das suas máquinas eram criadas por ele, desenhadas e enviadas a serralheiros para construção.
[3] É possivel que com as novas políticas de publicidade o filme de animação passe a publicitar produtos dirigidos para o publico infatil.
Se verificarmos as encomendas de trabalhos de animação encontramos anunciados muitos produtos infantis, como chocolates, cromos, pastilhas, gelados...
O "Vitinho", personagem criada pela marca Milupa, é um bom bom exemplo de estratégia de marketing.
A partir de 1970 podemos verificar a ascensão, ainda que gradual, da produção de obras de autor, tendo, em 2003 sido produzidas cerca de 13 obras em Portugal [1].
É no entanto curioso este percurso que o filme de autor faz: surge com os pioneiros e depois é colocado em parêntesis durante cerca de 30 anos, ganhado a partir de 1970 uma nova força.
Vejamos, no início do século XX (1923-1945), aquando o surgimento de “O Pesadelo de António Maria” ou de “ A Lenda de Miragaia”, vivia-se um contexto económico-social muito diferente do actual. O Cinema tinha acabado de nascer, vivia-se num ambiente de novidade e inovação, era natural que os mais curiosos, e também endinheirados, pudessem experimentar as maravilhas da animação. Assim estes filmes de autor surgem num panorama experimental. Explorava-se o novo universo que era a animação, as técnicas utilizadas eram muito primárias e existia ainda uma escassez muito grande de material[2], os realizadores experimentavam por puro prazer e divertimento.
Com o filme publicitário (antes do advento da televisão) já não se passava o mesmo, devido ao seu carácter de difusão comercial, apresentava um objectivo bem delineado: a venda do produto que anunciava! Eram filmes destinados a passar nas salas de cinema, nos intervalos ou antes das sessões. Os filmes eram produzidos de um modo bastante curioso e singular, o que, de certo modo salvaguardou a liberdade artística dos autores dos filmes.
Eram realizados “à priori”, ou seja antes da marca ou empresa encomendar qualquer tipo de publicidade. Depois de concluído, o filme era apresentado à empresa, e esta podia aceitar, ou não o anúncio publicitário. Os animadores encontraram assim uma forma de exercerem a sua actividade, preservando a sua liberdade artística.
Quando surge a televisão surge também uma “mini indústria” do cinema de animação. A animação descobre que vive melhor do filme animado publicitário, pois este era uma fonte de rendimento, o volume de encomendas era maior e assim os estúdios podiam produzir, os realizadores podiam fazer aquilo de que mais gostavam, sendo renumerados por isso, no entanto esta é uma situação que não agrada a muitos autores.
Os estúdios abrem por toda a aparte e há trabalho. Esta situação manteve-se num espaço de aproximadamente 20 anos (1960-1980). Em 1980 a indústria da animação começa a decair devido à crise nacional, associada à transformação e reestruturação de todo o sistema publicitário. Não nos podemos esquecer de que é na década de 80 que surgem as multinacionais, grandes empresas/grupos de publicidade, que acabam por esmagar produtoras mais pequenas, que ou são compradas pelas multinacionais, ou se reestruturam em pequenos ateliers. Estas multinacionais acabam por comprar um maior número de espaço comercial nas televisões o que provoca uma procura menor por parte de outras empresas deste espaço e sub consequentemente a produção de filme publicitário animado diminui. A própria ideia de publicidade modifica-se. Os criativos passam a trabalhar com uma equipa formada: doutorados, psicólogos, assessores de marketing. Isso faz com que muitas vezes o filme de imagem real seja escolhido em detrimento da animação, remetida na maior das vezes para o filme publicitário infantil[3].
No entanto, com a criação do IPC em 71 e do Cinanima em 77, desenvolvem-se várias estruturas que viriam a influenciar de modo positivo o cinema de animação, possibilitando assim o ressurgimento do filme de autor. Hoje o cinema português de animação vive mais do filme de autor do que da publicidade, no entanto, continuam a existir produtoras de animação em Portugal que trabalham não só com filmes de autor, mas com anúncios publicitários animados.
[1] Dados obtidos no ICAM (obras financiadas por esta instituição)
[2] Mário Neves, realizador de animação conta, em entrevista a Ilda Castro, que muitas das suas máquinas eram criadas por ele, desenhadas e enviadas a serralheiros para construção.
[3] É possivel que com as novas políticas de publicidade o filme de animação passe a publicitar produtos dirigidos para o publico infatil.
Se verificarmos as encomendas de trabalhos de animação encontramos anunciados muitos produtos infantis, como chocolates, cromos, pastilhas, gelados...
O "Vitinho", personagem criada pela marca Milupa, é um bom bom exemplo de estratégia de marketing.
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